Vinícius Puglia

Este é meu blog, aqui guardo muitos ensinamentos que foram bons pra mim, e creio que será bom pra quem ler também.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

3.10.05


Quando você ouve, tudo muda

Provavelmente você tenha ouvido muitas vezes essa afirmação de Jesus: “Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as pratica...” (Lucas 6:47), mas será que você recorda por que o Mestre disse isso? Ele tinha feito uma pergunta: “Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (v.46). Você sabe a resposta?
Eu acabo de ler o capítulo 4 do Evangelho segundo João e descobri a resposta: Não fazemos, porque não ouvimos. É o ‘ouvir’ que nos leva ao ‘praticar’: o viver a Palavra. Jesus não veio ao mundo para nos dar um bom exemplo de vida, Ele veio nos dar Vida, isto é, fazer com que vivamos de verdade. Para ´viver de verdade´ é preciso ouvir a Sua Palavra.
O Evangelho de João inicia-se assim: “No princípio era o Verbo”. O que é isso, “o Verbo”? Na classificação gramatical das palavras, certamente o mais importante é o verbo, a palavra que indica uma ação ou o que algo é ou está se tornando. Eu posso dizer ‘uma bela flor’, mas se eu disser: ‘tenho uma bela flor’, você tem uma idéia mais precisa da expressão, por causa da palavra ‘tenho’. Se, entretanto, eu lhe disser: ‘sou uma bela flor’, sua cabeça entra em confusão. As palavras de ação (verbos):´tenho´ e ´sou´ mudam totalmente o sentido da frase.
Falando de Jesus, o apóstolo João afirma:
“No princípio era o Verbo (Palavra de ação), e o Verbo (Palavra de ação) estava com Deus, e o Verbo (Palavra de ação) era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle (Palavra de ação), e sem Ele (Jesus, Palavra de ação), nada do que foi feito se fez. A Vida estava nEle (Jesus, Palavra de ação), e a Vida era a luz dos homens. . .” – João 1:1-4.
Observe primeiro que “a Vida estava (e está) nEle; a Palavra de ação”. Deus é Vida e somente cria vida. O “Verbo” mudou totalmente o relacionamento com Deus daquele que crê, porque Jesus é a Palavra em ação. Por isso Jesus veio ao mundo, para criar Vida na humanidade morta em ofensas e pecados (rebeldia de coração).
O apóstolo João disse: “Aquele que tem o Filho (Verbo) tem a Vida” (1 João 5:12). E isso significa que tem Vida para todo o sempre, na eternidade com Deus. Será que você é capaz de entender a grandeza de ter Vida com Deus e em Deus para sempre? De fato, quem tem o Filho tem tudo.
Mas como é que o Verbo (Palavra em ação) cria Vida para você agora e para todo o sempre? Simplesmente por você crer, aceitar de coração o que Ele diz. Isso é Vida, pois a Sua Palavra é a ação de Deus em você. Veja como isso funcionou para os samaritanos, no capítulo 4 do Evangelho segundo João. No verso 42, está a ‘chave’ para o entendimento:
“(Os samaritanos) disseram à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.
Preste atenção no que disseram: “temos ouvido e sabemos”. Por ´ouvir´, prestar atenção no que Jesus dizia, passaram a ´saber´: entraram numa nova condição. Se você ler atentamente como Jesus mudou a condição daquela mulher no poço, para ela ter Vida pela primeira vez (João 4:6-29), você entenderá que a Palavra em ação (Jesus, o Verbo vivo) cria Vida naquele que O ouve. A nossa parte é ´ouvir´ de verdade (aceitar no íntimo); pois a própria Palavra cria a Vida em nós, como criou no principio de tudo. Toda vez que você ´ouve´ você passa a ´saber´, isto é, a viver uma nova realidade. Por isso Jesus disse: “Por que me chama Senhor, Senhor e não faz o que mando?” Se Ele é seu Senhor de verdade, você vive o que Ele diz, ou seja, você vive na condição de Sua Palavra: você ´pratica´ a Palavra.
Antes, quando você não conhecia Jesus, você não tinha como viver, pois você estava morto em pecados, escravizado por Satanás. Você procurava melhorar as coisas, mas não tinha como. Agora, porém, a Palavra em ação chegou ao seu ´poço´ e, em virtude de você ter aceitado Jesus, você tem a condição de viver de verdade. Agora, você é livre para decidir como vive (para exercer o livre-arbítrio) e pode ´ouvir´ o que Deus diz no seu íntimo de modo que tudo seja mudado. Na medida em que você ´ouve´ de verdade, a Palavra cria a mudança em você e então você passa a ´saber´ (experimentar, praticar, viver) a condição de Vida em Jesus, que é ressurreição.
Irmão, você tem evidência do poder da Palavra de Deus em toda a natureza. Por que você não deixa que essa mesma Palavra crie a Vida de Deus em você?
Observe como um ´oficial com problema gravíssimo´, mudou a sua situação:
“Rogou-Lhe o oficial; Senhor, desce, antes que meu filho morra. Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, aunciando-lhe que o seu Filho vivia . . . “ – João 4:49-51.
Jesus disse: “Vai”, o homem “partiu”. Difícil? Não ! É assim, de maneira muito simples, que se pratica a Palavra. É assim que o Verbo vivo muda as situações em nossa vida. Você pode ´raciocinar a possibilidade´ se quiser, e você ficará na morte da sua situação, mas se você decidir ‘ouvir’, crer de verdade na Palavra, como fez o oficial, tudo mudará. Ouvir é passar a saber, é viver no poder da Palavra. Quando Deus diz algo no seu íntimo, a nova condição já é criada para você viver nela.
Ministério Verdade Viva